haedong kumdo



 

Assista entrevista com o Grão Mestre Kim, Jeong Seong: Presidente da UWHKF.

 

O Haedong Kumdo é uma arte marcial dinâmica com ênfase no equilíbrio entre mente e corpo. Baseado em técnicas reais, utiliza-se uma ou duas espadas para os treinamentos de combate.


De acordo com dados históricos, nos tempos antigos, havia três dinastias com os nomes de Koguryo, Bakdje e Silla – sendo o mais poderoso o de Koguryo. A origem do Haedong Kumdo é do sistema militar de Koguryo, que datam aproximadamente 2000 anos.



 


O treino é executado sempre para a pratica tradicional, visando resgatar os valores que eram cultuados na antiga Coréia. Na execução dos movimentos são conjugandos cortes, saltos e chutes de maneira natural e harmônica.

 

Após alguns meses de treino aprendemos a nos movimentar como se ainda estivéssemos em um antigo campo de batalha, enfrentando vários opositores, mas de maneira à nunca parar nossa espada ou nossa trajetória.


Nos tempos modernos, o velho sistema marcial de educação para uso militar foi modificado para ser treinado pelo praticante civil.


 



O Grão Mestre Jeong Seong Kim, que é o Presidente da United World Haedong Kumdo Federation, criou as formas com duas espadas, usando as duas mãos separadamente. Ele baseou-se em vários tipos de Kumbups (formas) que utilizam técnicas com uma espada adaptando assim, para o uso de duas espadas ao mesmo tempo.


A United World Haedong Kumdo Federation foi fundada em junho de 2001 e atualmente está presente em mais de 37 países e está crescendo notávelmente.


O objetivo da United World Haedong Kumdo Federation é promover o Haedong Kumdo (O caminho da espada), além de difundir a cultura tradicional coreana pelo mundo através do Haedong Kumdo.



    Matriz

  • Av. Lédio João Martins, 209, Ed. Selito Bairro: Kobrasol CEP: 88102-001 São José/SC